Energia Fotovoltaica

__________________________________

 

 

O que é?

 

A Energia Solar Fotovoltaica é uma das formas mais limpas, práticas e simples de se produzir energia elétrica.
Imagine poder usar o ar condicionado sem se preocupar, o aquecedor da piscina, deixar as luzes do jardim acesas embelezando sua fachada, tudo isso sem sustos ao final do mês. Ou melhor, ter em sua consciência que você está contribuindo com o meio ambiente gerando energia limpa em seu próprio imóvel, e quem sabe num futuro próximo, ser um dos milhares de brasileiros que contribuiram para uma país livre de termoelétricas altamente poluidoras
A geração de energia elétrica é feita através da instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura ou telhado de sua casa ou empresa, estes irão converter a luz solar em energia elétrica para abastercer o imóvel ou ser convertido em créditos com a concessionária de energia.
Nosso país tem um grande potencial para geração de energia solar fotovoltaica, pesquisas mostram que o pior lugar ensolarado do Brasil, recebe 40% mais radiação que o lugar mais ensolarado da Alemanha, um dos líderes mundiais nesta forma de energia.
Em tempos onde o custo de energia é utilizado pelo governo como parte de sua estratégia política, os consumidores sofrem com altos e baixos constantes em suas contas de luz. Com a Energia Solar Fotovoltaica, o consumidor gera sua própria energia e não precisa mais se preocupar com a conta ao final do mês.

Solicite um orçamento agora mesmo!

Como Funciona?

Durante o dia:

Os módulos fotovoltaicos produzem energia elétrica a partir do efeito fotovoltaico 1. Esta energia passa pelo INVERSOR que a injetará na rede elétrica da sua residência 2.
Durante o dia, consumimos a energia gerada 3 e caso este consumo seja menor que a produção, o excedente é injetado na rede 4, onde o relógio medidor irá contabilizar toda energia enviada e recebida da rede da concessionária 5.
A energia enviada para rede é convertida em créditos. Estes poderão ser utilizados para abatimento do consumo total do mês, ou inclusive ser destinado à um outro imóvel do mesmo proprietário.
É possível realizar também o monitoramento em tempo real 6 do sistema, desta forma, mesmo que esteja fora de sua residência, você poderá verificar se tudo está funcionando normalmente.
Fotovoltaica de Dia.png
Fotovoltaica a Noite.png
Durante a noite:
 
Como a instalação do gerador fotovoltaico não interfere e nem altera a instalação elétrica da residência, durante a noite, todo o consumo 3 da residência será alimentado normalmente pela rede 1. 
O relógio medidor irá contabilizar o consumo e então ao final do mês tem-se o balanço final consumido x produzido.
O inversor 4, como não há geração, se desliga e volta a religar apenas no outro dia pela manhã. No entanto, alguns modelos ainda permitem que os dados de produção sejam armazenados, e desta maneira você poderá avaliar ao final do dia, o funcionamento e rendimento do seu sistema 5.
Vantagens da Energia Fotovoltaica

 

​​- Proteção contra aumentos de tarifas e reajustes na conta de energia;​​​​​
- A energia solar não polui durante seu uso e a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável.
- Aumentar as possibilidades de investimento com a economia na conta de energia;
- As centrais necessitam de manutenção mínima.
- Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
- A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
- Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em todo o território.
- Posicionamento no mercado como empresa inovadora;
- Diferenciar-se no mercado em ações de marketing como empresa que investe em sustentabilidade;
- A capacidade de geração pode ser aumentada conforme a necessidade;

Perguntas frequentes

Eu posso consumir a energia que é produzida? 
Sim, todo equipamento elétrico ligado durante o dia irá consumir a energia proveniente do gerador fotovoltaico. Caso seu consumo seja menor que a produção, o excedente será injetado na rede e este convertido em créditos para abatimento futuro.
O que acontece se a produção for maior que o meu consumo?
Através do Sistema de Compensação de energia estabelecido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o excedente de energia será convertido em créditos em seu nome, podendo ser consumidos ou destinados à outros imóveis em até 60 meses.
Em dias sem sol, o sistema produz energia?
Sim, irá produzir. O gerador fotovoltaico utiliza a radiação solar para produção de energia, portanto mesmo em dias frios ou nublados ele gerará energia elétrica!
Posso instalar o gerador fotovoltaico em qualquer tipo de imóvel?
Sim, a versatilidade do sistema é muito grande. No entanto é necessário avaliar detalhadamente o local quanto ao posicionamento perante ao sol, área disponível, sombras, etc. Cada caso é avaliado pela empresa especializada afim de obter o melhor desempenho e garantir alta eficiência (custo-benefício), rentabilizando seu investimento.
Eu estou protegido quanto à quedas de energia?
No sistema "Grid-Tie" a energia produzida no gerador fotovoltaico está ligada à rede da concessionária, portanto, caso haja alguma queda de energia, o sistema por questões legais e de segurança irá desligar automaticamente. Existem no entanto soluções "Off-Grid" que em caso de falta de energia, proporcionam suprimento extra por um tempo limitado para algumas necessidades especiais. 
Por quanto tempo o sistema irá produzir energia?
Nossos projetos contam com equipamentos de alta qualidade e confiabilidade. A vida útil dos painéis oferecidos é de 25 anos no mínimo, isso, aliado a um prazo de 4 a 7 anos para retorno do investimento, significa que você terá ao menos 18 anos de produção gratuita de energia elétrica!
O que acontece com os créditos se eu não consumir mais energia em minha casa?
Você pode direcionar estes créditos para abatimento de consumo de outro imóvel na mesma concessionária e que tenha vínculo comprovado (mesmo CPF/CNPJ). É ideal para pessoas que possuem mais de um imóvel, ou que morem em apartamento mas possam instalar o gerador em um outro imóvel. Isto é chamado de auto-consumo remoto.
O processo de regularização com a concessionária é demorado? Quanto tempo demora?
Com o Grupo Solução você irá contratar um projeto "turn-key", ou seja, somos responsáveis por todas as etapas do projeto de início ao fim: dimensionamento, projeto, fornecimento de todos equipamentos, instalação, comissionamento, operação e ainda toda a legalização da conexão de seu imóvel com a concessionária de energia de sua região. Todo este processo demora entre 30 à 90 dias. 
Definitivamente é isso que preciso em minha residência, mas qual o custo?
O investimento nesta solução depende do projeto a ser desenvolvido, consumo, tipo de imóvel e a sua expectativa em relação ao sistema. Temos como objetivo difundir a geração de energia solar fotovoltaica, para isso nossos projetos são desenvolvidos afim de maximizar o investimento realizado por nossos clientes atingindo o menor prazo possível para seu retorno financeiro.